Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam. Porque nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina, são justamente o oposto dos nossos desejos naturais.” (Gálatas 5:16-17a – BV)
A vontade de Deus para o ser – humano, é que seja santo como Ele é Santo. (Levítico 11:44-45; João 17:17a; Hebreus 12:14; 1Pedro 1:13-16; etc.) Mas, e a vontade do ser – humano qual é? No texto extraído do evangelho, a cima mostra claramente que “por natureza gostamos de fazer as coisas ruins”, e que são contrárias à vontade de Deus. No início do versículo 16, o apóstolo Paulo aconselha aos irmãos gálatas a obedecerem somente ao Espírito Santo, que iria guiá-los e orientá-los. Mas como ouvir e obedecer ao Espírito Santo somente? Quando somente vivermos segundo a Bíblia, a Palavra de Deus que é a Verdade absoluta (João 17:17b), Pois, Ele é o Espírito da Verdade e nos guiará Nela, para glorificar a Cristo (João 16:13-14). Ele guia-nos diretamente ao Evangelho de Cristo.
“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2Pedro 1:20-21). Nós temos a natureza pecaminosa por causa de Adão. (Romanos 5:12; Gálatas 6:1; Hebreus 12:1). Por isso, fazemos o que é errado. “Neste caso, não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.” (Romanos 7:17-18). A carne não deseja o que é bom porque está contaminada, por isso o ser – humano não é bonzinho.
O que produz a bondade em nós é o Espírito de Deus. Por isso desejamos o que é bom (Gálatas 5:22). No, entanto não basta desejar, temos que agir, lutar contra nós mesmos. Porque “quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria, feitiçaria (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu grupinho; e haverá falsa doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, discussões ferozes e toda essa espécie de coisas.
Vou dizer-lhes novamente, como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.” (Gálatas 5: 19-21 - BV). Essa é “a vontade do ser – humano”. “Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum...” (Gálatas 5:22-23). “A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.” (Romanos 8:7-8). “Se, agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo, em todos os aspectos da nossa vida. Então não precisaremos mais andar em busca de honras e popularidade, que levam à inveja e maus sentimentos. (Gálatas 5:25-26 - BV). “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). “Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.” (Filipenses 3:1)
Fonte: Missíonario Mateus Silva de Almeida