“A Vontade do ser - humano”

              Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam. Porque nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina, são justamente o oposto dos nossos desejos naturais.” (Gálatas 5:16-17a – BV)
              A vontade de Deus para o ser – humano, é que seja santo como Ele é Santo. (Levítico 11:44-45; João 17:17a; Hebreus 12:14; 1Pedro 1:13-16; etc.) Mas, e a vontade do ser – humano qual é? No texto extraído do evangelho, a cima mostra claramente que “por natureza gostamos de fazer as coisas ruins”, e que são contrárias à vontade de Deus. No início do versículo 16, o apóstolo Paulo aconselha aos irmãos gálatas a obedecerem somente ao Espírito Santo, que iria guiá-los e orientá-los. Mas como ouvir e obedecer ao Espírito Santo somente? Quando somente vivermos segundo a Bíblia, a Palavra de Deus que é a Verdade absoluta (João 17:17b), Pois, Ele é o Espírito da Verdade e nos guiará Nela, para glorificar a Cristo (João 16:13-14). Ele guia-nos diretamente ao Evangelho de Cristo.

              “Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2Pedro 1:20-21). Nós temos a natureza pecaminosa por causa de Adão. (Romanos 5:12; Gálatas 6:1; Hebreus 12:1). Por isso, fazemos o que é errado. “Neste caso, não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.” (Romanos 7:17-18). A carne não deseja o que é bom porque está contaminada, por isso o ser – humano não é bonzinho.
              O que produz a bondade em nós é o Espírito de Deus. Por isso desejamos o que é bom (Gálatas 5:22). No, entanto não basta desejar, temos que agir, lutar contra nós mesmos. Porque “quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria, feitiçaria (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu grupinho; e haverá falsa doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, discussões ferozes e toda essa espécie de coisas.

              Vou dizer-lhes novamente, como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.” (Gálatas 5: 19-21 - BV). Essa é “a vontade do ser – humano”. “Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum...” (Gálatas 5:22-23). “A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.” (Romanos 8:7-8). “Se, agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo, em todos os aspectos da nossa vida. Então não precisaremos mais andar em busca de honras e popularidade, que levam à inveja e maus sentimentos. (Gálatas 5:25-26 - BV). “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). “Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.” (Filipenses 3:1)


Fonte: Missíonario Mateus Silva de Almeida

Sobre experiências sobrenaturais

Cada vez que leio a experiência maravilhosa do chamado do profeta Ezequiel, uma convicção ganha mais força em mim: O sobrenatural nos maravilha e assombra, mas o que nos enche e alimenta é a palavra de Deus. Emoções fortes, empolgação, euforia, êxtase, assombro, tudo isso passa e sua lembrança não reflete mais a intensidade da experiência vivida, mas a palavra de Deus é sempre viva e indestrutível; só ela é suficiente para sustentar a nossa fé (Ez 2.8, 3.1-3). Também passo a acreditar mais que a experiência sobrenatural com Deus implica um chamado para uma missão árdua. Portanto, não podemos banalizá-la, no sentido de querer que se torne um acontecimento corriqueiro, pois, no fato de ser sobrenatural, já está claro que se trata de algo raríssimo! Não podemos insistir em querer vivenciar experiências extraordinárias, se não temos a clara noção de suas implicações. Sendo assim, quem está ansioso por algo extraordinário da parte de Deus, precisa estar, na mesma medida, disposto a assumir compromisso com ele e com sua palavra.

Fonte: http://www.fumap.com.br - por Eudoxiana Canto Melo